sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Uso do Teclado Virtual com aluno

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
_________________________________________________
.
Professor-cursista:Fernanda Maria Costa Duarte
Formador: Sandra Koch
Tutor: Andréa de Carli
1.    Aluno:
O aluno L. tem 9 anos e é aluno da sala de recursos de uma Escola Estadual em Santana do Livramento. É aluno do 3º ano. Ele apresenta dificuldade de raciocínio lógico e déficit de atenção. 

2.    Descrição da atividade planejada pelo professor
Falei com a professora da sala de recursos da escola e pedi para realizar a atividade com um dos seus alunos, pois não tenho sala de aula. Levei o aluno até o NTE, que funciona no mesmo prédio da referida escola. Conversei com ele sobre a tarefa e ele demonstrou interesse. Só o fato de ir a um laboratório de informática, percebi que já era um fator positivo. A atividade foi realizada no teclado virtual livre. Retirei o teclado da frente dele e expliquei que ele iria usar somente o mouse para digitar.  

3.    Tecnologia Assistiva escolhida

Teclado Virtual Livre


4.    Reflexão sobre a experiência:
O aluno demonstrou um pouco de dificuldade no início, demorou em encontrar as letras, mas quando percebeu que seu texto já aparecia na folha do editor, ele ficou bem curioso. Ele achou mais difícil teclar com o teclado virtual livre.
A atividade ajudou a desenvolver o raciocínio do aluno, mesmo que por pouco tempo em que ele esteve manuseando a tecnologia. Foram desenvolvidas habilidades de motricidade fina com o manuseio do mouse, conceitos de conhecimento do alfabeto, números, pontuação e acentuação.
As tecnologias aplicadas a educação são ferramentas importantes para auxiliar o aluno no processo de construção do conhecimento. As TA são realmente importantes para a inclusão dos alunos ao mundo das tecnologias, com elas os alunos têm a possibilidade de acessar o computador e desenvolver atividades que irão auxiliar no raciocínio lógico, motricidade, lateralidade, e principalmente sentirem-se incluídos.
      

Nenhum comentário: